Técnica MassagemAlgumas técnicas de massagem são bastante simples e podem ser aprendidas por aqueles que desejam poder fazer uma massagem caseira. Algumas técnicas de massagem são:

STROKING :Uma massagem que vai do sentido cabeça-calda e pode ser feita de forma mais devagar, para causar efeito relaxante e de forma mais rápida para revigorar o massageado. Deve-se começar de forma mais firme e termina-se com um contato mais leve. As mã.os devem ser usadas de forma que o “calcanhar da mão” toque primeiro a quem recebe a massagem e o contato da mão com o paciente deve ser contínuo, sem paradas.

EFFLEURAGE: Usar as mãos soltas, leves e, ao deslizá-la no paciente, deixar que o se adapte ao corpo com movimentos longos, de forma a quase acariciar o corpo de quem recebe a massagem. O sentido deve ser na direção do coração, para estimular a circulação sanguínea. A porção de mão usada depende do tamanho da área tratada. Se for grande, use a mão toda, se for muito pequena, use os polegares. Pode ser usada uma só mão com a outra poiando o movimento. Essa técnica geralmente é usada como “ponte” entre uma massagem e outra ou usada antes de alguma outra massagem. A utilização de cremes ou óleos é essencial para obter sucesso nessa massagem.

PETRISSAGE: Antes de usar essa técnica, recomenda-se um relaxamento muscular. A dica é ir pressionando o local que se quer massagear de forma leve no começo, e gradativamente ir aumentando a pressão. O local fica aquecido e acontece um efeito analgésico no tecido massageado, quando ocorre uma ruptura muscular aguda, inflamação articular aguda, alteração do tônus muscular, doenças malignas, infecções bacterianas ou tromboflebites.

KNEADING: Uma técnica que consiste em movimentos circulares com pressão mediana, com a palma das mãos, ou com os dedos- às vezes só com os polegares. Promove o relaxamento do local massageado. 

WRINGING: As mãos vão ao longo dos eixos musculares e o movimento é apertar o local e depois impulsoná-lo para cima. A técnica consiste em contrair e relaxar os tecidos alternadamente com o movimento descrito acima.